Marcadores

terça-feira, 10 de junho de 2014

Serra da Estrela \ Covilhã pt

Região para esquiar em Portugal.

Além da neve, a vista é magnifica, fomos atraídos pela riqueza humana, cultural e gastronômica da região. Fazendo parte do Parque Natural da Serra da Estrela e margeado pelas cidades de Covilhã, Celorico da Beira, Seia, Gouveia, Manteigas e Guarda.

Partimos da Cidade Guimarães de carro com destino a Covilhã (cidade essa que serviu de ponto de apoio para nossa visita a Serra). Viagem contemplativa, cruzamos a Serra da Estrela até chegarmos ao nosso destino.
Para chegar na Serra da Estrela existem varias opções como: comboio (trem), carro ou ônibus saindo tanto de Porto, Coimbra ou Lisboa.  Podendo hospedar-se na Serra ou em uma das 6 cidades que a cercam.

Uma particularidade da cidade de Covilhã no dia que visitamos; fomos passar a véspera e dia de natal na cidade e curtir a serra. Meu irmão como já é bem familiarizado com o período que fomos na região nos disse para comprarmos na estrada as comidas da ceia de natal, eu tirei sarro dele quando falou que tudo fica fechado no dia 24 e 25, mas segui o conselho dele (pois o seguro morreu de velho).
Na noite do dia 24 fui passear pela cidade para ver se encontrava algum restaurante ou padaria para passar a ceia de natal. Infelizmente foi o que meu irmão disse, não tinha nada aberto, parecia uma cidade fantasma. Fiquei uma hora na rua tentando achar algo e não vi passar nem carro de polícia, não tinha nenhum táxi para eu pedir alguma dica.
Vale a dica para quem visitar esta região no período de Natal!!! Comprem comida no caminho... rsrsrssrrsrs


Infelizmente no inverno que fomos até a Serra não tivemos sorte, foi um ano que não teve neve. A unica neve era artificial. Uma pequena ironia do tempo, no inverno anterior chegou ter nevasca de fechar a estação de esqui. rsrsrsrssr


As paisagens mesmo sem neve são magnificas.


A temperatura no setor mais alta da serra estava a - 5º. Imagina o frio...


No caminho que estávamos percorrendo vimos este lago parcialmente congelado.




Este queijo magnifico é tradicional da Serra da Estrela e de Portugal, considerado o imperador dos queijos portugueses é também conhecido mundialmente.
Maravilhoso!! É produzido do leite de ovelha, parece um requeijão por dentro.


Na Serra tem esta raça de cão de guarda, o Cão da Serra da Estrela que se enquadra no tipo molosso tal como o seu parente São-bernardo. Ambos se encontram ligados ao tradicional pastoreio da ovelha bordalesa da Serra da Estrela. Trata-se de um pastoreio de características ancestrais e milenares, onde práticas como a transumância e a renovação de pastagens pelo fogo são comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário