Marcadores

domingo, 23 de março de 2014

Catedral da Sé de Guarda \ Guarda pt

A Catedral da Sé na cidade de Guarda Portugal tem sua história datada no inicio do século XII.

Uma arquitetura medieval magnifica, com esculturas de demônios que ficam fixados ao lado de fora das paredes da igreja.
Vejam abaixo das fotos a história da Catedral da Sé de Guarda.






Foi erguida a pedido de D. Sancho I em homenagem ao Papa Inocêncio III para ser transferida a diocese de Egitânia para a nova cidade de Guarda. Da construção original de estilo românico não sobrou quase nada. Foram no entanto, encontrados alguns vestígios que apontam para um edifício simples.

Seria erguida no século XIV uma segunda catedral por D. Sancho II no local onde situava a atual Igreja da Misericórdia. Onde foi destruída na reforma fernandina das muralhas, por se situar fora delas, por temerem a conquista da cidade por Castela, pois podia ser usada para subir à muralha devido sua proximidade.

A construção da atual Sé de Guarda foi feita no final do século XIV, já no reinado de D. João I, por iniciativa do bispo Vasco de Lamego, partidário da casa de Avis durante a crise dinástica. As obras arrastaram-se lentamente e só no reinado de D. João III seriam concluídas, já em pleno século XVI, sendo por isso um dos monumentos portugueses dos últimos tempos de arquitetura gótica, com evidências claras da influência manuelina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário