Marcadores

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Vinícola Herdade do Esporão \ Reguengos de Monsaraz pt

Este local tem sua história medieval datada de 1.267 que passou pelas mãos de várias pessoas importantes da região do Alentejo até ser adquirida em 1.973 pelo idealizador da Vinícola Esporão e se tornar um empreendimento hoje renomado mundialmente.

A vinícola tem vários tipos de passeios, conhecido como Enoturismo.
Fechamos um pacote onde envolvia: passeios para conhecer as castas e o ecossistema regional, almoço gastronômico com prova de vinho e azeite, passeio pelo processo fabril e finalizando conhecendo a adega de envelhecimento dos tonéis e garrafas. Tudo por um investimento de 80,00 EU por pessoa.

Tudo espetacular, com destaque para o almoço gastronômico e o local onde é envelhecido os tonéis e garrafas.

Para chegar no Esporão:
Sair da estação de comboio (trens) Entrecampos em Lisboa com destino a Évora (custa 12,50 EU o bilhete). O percurso demora 1:30.
Em Évora pegar um táxi até a Herdade do Esporão que fica no Distrito de Reguengos de Montasaraz. Os taxistas de Évora sabem onde fica o Esporão. De Évora até o Esporão da uns 30 minutos e custa a ida 50,00 EU de táxi. Na volta conseguimos uma carona para Lisboa com um casal de visitantes que foram de carro. Fizemos assim uma boa amizade, saímos juntos outras 02 vezes para jantar em Lisboa. (uma ótima dica para o retorno).

Abaixo entre as fotos seguem comentários:



Momento de envelhecimento do vinho em tonel de carvalho Frances.


Momento da prova do azeite de oliva. Descobri que azeite não é tudo igual!


Vista de dentro do restaurante no almoço gastronomico. Almoçar com uma vista dessa não tem preço.


Os azeites que provamos.


Os vinhos que fizemos a harmonização com o menu gastronômico.


O processo fabril.


Quando perguntamos para a guia do esporão porque estas garrafas estavam neste espaço fechado, destoando dos outros espaços da adega ela respondeu: este espaço é a adega particular do "Patrão". Eu fiquei imaginando as relíquias que estão ali esperando para serem apreciados.


 Espaço onde fica envelhecendo o vinho nos tonéis.





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário